Estava refletindo sobre o quanto falamos hoje em dia sobre ter tempo, resultados, sobre ter orientação para resultados e ter foco para isso e para aquilo.

Pensando na questão do resultado entendo que o mundo corporativo mudou bastante e se antes as pessoas eram medidas por produção, pelo esforço, hoje são medidas por resultados.

De nada adianta você ter comprometimento, cumprir o horário e responder todos os emails que estavam pendentes, se os indicadores da sua área não estão bons e os seus clientes não estão satisfeitos.

Isso também está diretamente ligado com a nossa vida pessoal, nos tornamos mais críticos com a qualidade do que recebemos, nós queremos melhores resultados nos relacionamentos, na família, na qualidade de vida… E como conquistar tudo isso?

foco é hoje em dia uma das competências mais cobiçadas pelos profissionais que buscam apresentar bons resultados, porque precisamos de muita coragem, determinação, saber priorizar e não desviar o caminho quando temos um objetivo a cumprir.

Segundo Steve Jobs,” Foco é dizer não”. E com a quantidade de interferências e estímulos que somos submetidos o tempo todo é extremamente importante negar muitas coisas, para você e para os demais, com o objetivo de fazer acontecer o que de fato lhe trará resultados.

O livro “Foco” do Daniel Goleman traz o foco significado em uma abordagem mais psicológica e positiva, quando fala dos problemas que enfrentamos atualmente para ter concentração e raciocínio lógico, nos dizendo que é muito importante fazer uma pausa para digerir o que está acontecendo no dia a dia, um tempo para parar e pensar. Ou seja, um tempo de concentração para resgatar o foco. Ele diz: “Quem tem foco é relativamente imune as turbulências emocionais, tem mais capacidade de se manter calmo durante crises e de se manter no prumo apesar das agitações emocionais da vida.”

Posso dizer que quando você tem foco, para onde você olhar enxergará possibilidades.

Quando defini por onde começar o Carreira em Movimento com a Dani eu via oportunidades a todo o momento ao meu redor. Me lembro uma vez que sai pela manhã para trabalhar dirigindo e todos os ônibus que paravam em minha frente no trânsito tinham propagandas de pré vestibulares, que foi justamente por onde começamos o nosso trabalho, com orientação vocacional. É claro que eu tinha meta e objetivo, mas isso acontecia porque meu cérebro estava focado onde eu queria chegar e me mostrava possibilidades.

A pessoa que tem foco e orientação para resultados consegue traçar objetivos alinhados ao propósito de vida, planejar estrategicamente as atividades e o tempo que precisa para alcançar esses objetivos, tem a vontade de trabalhar diariamente nas tarefas para atingir as suas metas e consegue antecipar-se as dificuldades que pode ter ao longo do caminho.

Seguem algumas dicas para garantir o foco e resultados:

Faça um planejamento de vida e carreira

Esse planejamento deve ter como objetivo o que você quer alcançar como missão de vida e o passo a passo que você vai seguir para chegar lá. Isso inclui: as tarefas que você deve executar, as habilidades e competências que você precisa desenvolver, o conhecimento que vai adquirir, as pessoas que estarão envolvidas, o investimento geral e o resultado que você deseja alcançar em cada tarefa.

Escolha um método para organizar e criar a sua rotina

Hoje temos inúmeras ferramentas de organização: agenda eletrônica no celular, agenda do google, aplicativos, técnicas diversas, que permitem que você tenha a mão todas as suas atividades, compromissos ou tarefas e o tempo que você precisa dedicar para executar.

O importante nesse caso é priorizar as atividades do seu planejamento e inserir as atividades principais e rotineiras, assim conseguirá saber o tempo que tem para dedicar aos seus objetivos.

A administração do tempo é um fator fundamental para execução das suas atividades e para isso é necessário disciplina para decidir o que é relevante fazer, para o que dizer não e que exceção abrir em determinado momento.

Busque algo que possa motivá-lo

Para entrar em ação com foco é necessário ter em mente o que vai ganhar com essa atividade. Então reflita sobre isso e sobre o se objetivo principal antes de iniciar qualquer tarefa, essa atitude com certeza aumentará a sua concentração e enviará um comando para o seu cérebro não se cansar com facilidade e não desviar o caminho que o levará ao resultado.

Lembre-se que o resultado é fruto da atenção e organização que nós damos para as nossas atividades. Então…

Foco no Objetivo!

Foco no Resultado!

Foco na Carreira!

Saiba mais sobre como dar ao primeiro passo para desenvolver a sua carreira: Conheça o Curso de Descoberta Profissional!

Original Por Joice Vicente

Joice é Coach de Orientação Profissional e Desenvolvimento de Carreira; Consultora de Recursos Humanos; Coautora do livro: “Construa o seu caminho. Você está construindo o seu?” é Sócia proprietária da empresa Carreira em Movimento. Ela atuou por muitos anos na área de Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais de diversos segmentos, onde teve a oportunidade de descobrir a paixão por ajudar as pessoas a serem felizes no trabalho. Hoje Joice é empreendedora e atua de forma independente em palestras, pesquisas e desenvolvimento de projetos vocacionais, treinamentos e coaching.

Compartilhe

Deixe uma resposta