Na Construção Civil a realização de cursos de especialização e aperfeiçoamento é muito importante para conseguir melhores cargos. Sendo regulada pela NR-18, que determina as estruturas e direcionamentos das normas de planejamento, organização e ordem administrativa, sendo necessária sua realização como parte da formação profissional.

Algumas áreas podem garantir maiores salários, caso o profissional possua cursos essenciais na área.

Muitas vezes as empresas viabilizam a realização dos cursos para seus funcionários. Porém, se ao entregar o currículo já exista uma prévia especialização, esse será um grande diferencial.

Sendo hoje a área menos atingida pela crise econômica que toma o país, as vagas de emprego continuam abertas e crescem a cada período. Com salários atrativos e sempre em busca de profissionais, a Construção garante que seu mercado de trabalho esteja sempre em movimento.

Cursos na área de segurança exigidos para trabalhos específicos e com necessidade constante de trabalhadores.

O Curso em Condições de Meio Ambiente e Trabalho na Construção, tema que faz parte da NR-18, é essencial para quem quer conhecer as estruturas do ambiente de trabalho da Construção Civil.

Confira aqui as áreas e os cursos de segurança sobre as normas reguladoras que a Shelter oferece.

Cursos de Segurança para Construção Civil

Curso NR-10 Básico – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
Este curso é uma exigência desta Norma para todos os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com eletricidade de baixa e/ou média tensão ou atividades relacionadas.

Curso NR-10 SEP – Sistema Elétrico de Potência
Este curso da Norma Regulamentadora 10 é obrigatório para trabalhadores que são expostos diretamente à Alta Tensão (AT). O MTE exige que todos os profissionais que trabalham com eletricidade acima de 1000 (mil) volts sejam treinados nas diretrizes básicas para implantação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança e saúde

Curso de Movimentação de Cargas – NR-11
O Curso de Movimentação de Cargas destina-se a trabalhadores que almejam trabalhar em plataformas de óleo e gás com movimentação de cargas. Muitas das profissões a bordo de uma plataforma lidam com movimentação de cargas, logo é necessário capacitar esses profissionais para que executem as manobras com cargas com segurança.

Curso NR-11 – Supervisor de Rigger
Este curso é voltado para pessoas que desejam entrar no mercado na área de Rigging. O treinamento qualifica o aluno como Supervisor de Rigging, que é o profissional que comanda a operação de içamento elaborada no plano de rigging.

Curso NR-18 – Construção Civil
Este curso estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, visando minimizar os riscos de acidentes e apresentar técnicas de segurança no ambiente de trabalho. A capacitação de todos os empregados deve ser feita periodicamente, sempre que se tornar necessária ou no início de cada fase da obra. O treinamento deve ser realizado, em especial,  na contratação dos funcionários, para que lhes sejam apresentadas as obrigações e responsabilidades quanto à utilização dos EPI’s.

Curso de Trabalho em Espaço Confinado – NR-33
Por conta da complexidade da plataforma, existem vários espaços pequenos e com com pouca ventilação. Este curso capacita trabalhadores e vigias que necessitam trabalhar em nesses espaços.

Curso de Trabalho em Altura – NR-35
Todos os trabalhadores que executam tarefas acima de dois metros de altura são exigidos a certificação em trabalho em altura. Esse treinamento serve para que os profissionais a bordo de plataformas entendam os riscos e medidas de segurança para trabalhos executados em torres ou pendurados.

Compartilhe

Deixe uma resposta