Plataformas são como uma cidade industrial em alto mar. Essas comportam funcionários de várias áreas exercendo diversas profissões. O organograma abaixo mostra os principais departamentos de uma plataforma:

Departamentos em Offshore

Para facilitar a navegação as profissões foram separadas por categorias conforme abaixo. Nem todas as profissões listadas estarão presentes em uma plataforma. Cada empresa escolhe quem contratar de acordo com sua necessidade e experiência.

Clique nas categorias para ver as profissões que estão disponíveis para plataformas offshore.

Administração

A Administração lida com todos os aspectos práticos para que a plataforma possa funcionar com eficiência e segurança. Isto envolve organizar o transporte de equipamentos, e preparação para emergências e atendimento de pessoal com problemas de saúde. O Gerente da Plataforma possui o cargo mais alto e a responsabilidade pela plataforma inteira.

Embarcações de apoio

Além dos funcionários que trabalham diretamente em uma plataforma, há vários navios de apoio, como rebocadores, que necessitam de vários profissionais – geralmente marítimos.

As profissões listadas são um guia para quem estiver procurando emprego em plataformas. Antes de enviar um currículo, consulte se a vaga pede experiência e habilidades compatíveis com a sua qualificação.

Manutenção

A equipe de manutenção é responsável pela manutenção e reparação das máquinas e equipamento de perfuração do a bordo. Todas as operações elétricas a bordo e auxilio com instalações de equipamentos são feitos ou supervisionados por est departamento.

Marítimo

Os marítimos lidam com movimentos da plataforma e opera o sistema de posicionamento dinâmico. Eles também é responsável por guindastes, âncora, lastro e operações da plataforma, assim como todas as atividades da sala de controle e pousos e decolagens de helicópteros. Os funcionários marítimos tem qualificação de Aquaviários, geralmente como oficiais ou marinheiros.

Perfuração

A seção de perfuração é responsável por todo o trabalho relacionado com as operações de perfuração em si; desde a sondagem até o controle da operação de perfuração, usando equipamento eletrônico. Este também é responsável por todas as operações submarinas, inclusive a operação de ROV.

Para saber mais sobre os salários na indústria offshore, consulte aqui.

Compartilhe

Deixe uma resposta