A Construção Civil é uma área extensa, que oferece diversas possibilidades de emprego. É uma área em constante desenvolvimento, sempre tendo demanda da necessidade de novas contratações.

A Construção Civil pode ser dividida em algumas áreas de atuação

Dentro da Construção Civil você pode atuar

  • Construção ou reforma de casas, mercado que está sempre em movimento e com contratações em aberto;
  • Construção Industrial Pesada, que pode levar você para diferentes localidades e a trabalhar com a manutenção de maquinário pesado;
  • Construção Comercial ou Institucional em que os contratados são responsáveis pela execução de projetos como shoppings, escolas, hospitais, etc.
  • Engenharia de Construção Civil, que trabalha com obras de grande porte como a construção de estradas e portos.

Arquitetos e Engenheiros

São os responsáveis pela elaboração do projeto da obra. O Arquiteto  também aprova a continuidade da obra nos órgãos oficiais e fica atento a cada execução do projeto.

O Engenheiro, por sua vez, tema responsabilidade pela execução da obra e é quem orienta o mestre de obras e encarregados.

Técnicos

Técnico em Segurança do Trabalho

É o responsável pela segurança dos funcionários e do andamento da obra. Faz a inspeção de equipamentos de segurança, condições de trabalho e possíveis riscos.

Técnico em Edificações

Responsável pela execução de prazos do projeto, além de vistoriar as obras e fazer a ponte entre o canteiro de obras e a parte administrativa, como compras e RH.

Topógrafos

Faz a análise do terreno a ser utilizado para a construção. Orienta os profissionais de terraplenagem. É o responsável pela planta altimétrica do projeto.

Marteleiros/Demolidores

Responsáveis pela demolição de paredes e partes de edificações utilizando martelos pneumáticos, picaretas e outras ferramentas. Busca realizar o trabalhando visando o reaproveitamento do material em projetos futuros. Prepara o local para a nova edificação.

Mestre de Obras

É quem faz a ponte para o contato entre o Engenheiro e a equipe do projeto. É responsável pela verificação e otimização do uso de materiais, pelo trabalho que está sendo executado e pela organização da equipe de trabalho.

O Mestre de Obras também tem todos os dados e informações sobre o cronograma do projeto. Controlam os padrões de qualidade e normas a serem seguidas durante a execução. Quanto mais especializado esse profissional for, mais valorizado será pelo mercado. A realização de cursos que garantam um destaque maior para seu currículo são uma ótima alternativa.  O conhecimento das normas reguladoras da Construção Civil, como a NR 34 pode trazer o diferencial necessário para a contratação.

Encarregados

Os encarregados são os olhos do engenheiro e do mestre de obras quando estes não estão na obra. Para conseguir esse cargo, cursos de qualificação são essenciais e ajudam muito a conseguir a vaga.

Operadores de máquinas pesadas

São profissionais especializados na operação e manuseio de maquinário pesado. Estão incluídas aqui a perfuratriz hidráulica, bate-estacas, guindastes, gruas, tratores, pás e retro escavadeiras, motoniveladoras.

Pedreiros

Os pedreiros organizam o local de trabalho e realizam os serviços de alvenaria e revestimentos. São trabalhadores muito valorizados pelo mercado, já que sua função é essencial dentro da obra. Realizam os serviços de contra piso e revestimentos. Os melhores profissionais são aqueles com habilidades de prumo e esquadro, o que garantem um melhor acabamento ao trabalho.

Profissionais que tenham qualificação extra, como conhecimento em diferentes materiais para acabamento, pode ter sua função estendida, trabalhando da fase inicial até a fase de acabamento do projeto.

Carpinteiros

Os carpinteiros normalmente são responsáveis pela estruturação de vigas e pilares fundamentais da construção. O telhado de uma obra normalmente é de sua responsabilidade.  Muitas vezes também são os responsáveis pela construção dos barracões que servem de alojamento para os funcionários.

Armadores

É o responsável pela parte de ferragem da obra. Todas as vigas e armações metálicas são realizadas por ele. Montam e aplicam o corpo de prova e todas estruturas de fundação e estruturas de concreto, como para a construção das lages.

Profissional de atuação fundamental  no início do projeto.

Bombeiros

São responsáveis por todo o assentamento e instalação da parte hidráulica de uma obra. Tudo que se refere às tubulações e instalações de água e esgoto são da alçada dos bombeiros hidráulicos. Fazem todo o traçado da tubulação e os testes de pressão e funcionamento. Cursos de especialização ajudam a ter destaque dentro de uma seleção de emprego.

Eletricistas

Toda a parte de instalação de condutores, fios e tomadas é realizada pelo eletricista. Eventuais sistemas de som também são montados por este profissional. O curso em NR10 é essencial para esse profissional. Com diferentes níveis de formação pode ser encarregado, técnico ou supervisor. O que garante níveis (e salários!) mais altos são cursos de formação e especialização.

Montadores

Preparam canteiros de obra e planejam  parte da carpintaria. São responsáveis pela instalação de esquadrias e batentes. Também são os responsáveis pela montagem e desmontagem de andaimes e estruturas necessárias para a realização da obra.

Calceteiros

As obras externas como colocação de guias, assentamento de meio fio e outros acabamentos, como calçadas e sarjetas, são feitos pelos calceteiros.

Soldadores

Trabalha com a solda de materiais metálicos e das estruturas necessárias. Profissional com bastante busca no mercado é mais valorizado quando possui cursos de certificação e especialização.

Motoristas

Motoristas de tratores e outras máquinas pesadas entram na categoria de operadores. Na Construção Civil também são requisitados motoristas de caminhão para o transporte de materiais e equipamentos e motoristas de ônibus, para o transporte dos funcionários.

Profissionais de Acabamento

Esses profissionais são essenciais na fase final de cada projeto. O acabamento final e os primeiros elementos de decoração são realizados em conjunto por profissionais das duas áreas.

Pintores

Os melhores profissionais estão atentos às novidades do mercado e conhece muito bem cada tipo de material oferecido. O conhecimento a respeito de rendimento e das vantagens da utilização de cada produto em diferentes áreas, pode ser o que faz um profissional ser contratado ou não.

Ladrilheiros

Esse profissional é especializado na colocação de pisos e azulejos. Estar atento a cada detalhe e ser conhecedor de novas técnicas e produtos é um diferencial no setor.

Vidraceiros

A colocação de vidros e esquadrias metálicas é trabalho desse setor dentro da Construção Civil. Para os que tem a intenção de trabalhar em grandes obras e edificações, possuir cursos de certificação, como o certificado em NR35, pode alavancar a carreira, e fazer com que sempre haja demanda de trabalho.

Marmoristas

Todas as instalações que tiverem a colocação de peças em mármore, precisam desse profissional. Desde o corte até o assentamento final da peça, o marmorista é um dos profissionais que mais está em contato com decoradores e arquitetos.

Paisagistas

Profissional especializado na execução da parte de urbanismo do projeto. Projetam e executam áreas verdes e determinam quais espécies serão utilizadas em cada espaço.

Entre essas diferentes áreas, todas tem alguma coisa em comum: a necessidade de se ter um currículo especializado, com a realização de cursos específicos para cada atuação.

A frequente demanda de trabalho e com um mercado crescente a cada ano, a Construção Civil é uma ótima oportunidade para quem busca bons salários e vagas de emprego sempre abertas.

Compartilhe

Deixe uma resposta