O setor de Manutenção é responsável por manter todos os equipamentos da plataforma funcionando com o máximo de eficiência possível. Este setor também se responsabiliza por controlar o estoque de peças e sobressalentes a bordo para poder fazer reparos mais rápidos.

Engenheiro Chefe (Supervisor de Manutenção)

O Engenheiro Chefe é o principal responsável por todo funcionamento dos equipamentos da plataforma e recebe ordens do Gerente da Plataforma. Ele/ela é o responsável geral pela manutenção de equipamentos, sistemas técnicos e cumprimento das normas estabelecidas. Ele deve gerenciar a equipe para garantir o melhor funcionamento do equipamento a bordo. Ele/ela gerencia sua equipe para realizar manutenções e instalações mecânicas, elétricas e eletrônicas no motor da plataforma. É um dos cargos mais altos do plataforma já que o grau de responsabilidade é alto.

Supervisor de Máquinas

O Supervisor de máquinas tem a função muito semelhante a um Chefe de Maquinas de um navio. Ele/ela é subordinado do Engenheiro e pode ser formado em Engenharia também. O supervisor de maquinas é responsável pela equipe de maquinas do navio.

Oficial de Maquinas

O Oficial de Máquinas é o profissional da equipe de máquinas da plataforma. Este é subordinado do supervisor de maquinas. As funções dos oficiais de máquinas consistem em controlar e participar na manutenção dos sistemas elétricos, eletrônicos e mecânicos da plataforma. Isso inclui os sistemas de propulsão e de produção de energia, controle de combustível e de outros materiais, manutenção preventiva e reparação das máquinas e do equipamento, garantir a conformidade com as especificações e normas, detectar e resolver problemas e coordenar o trabalho do restante pessoal de máquinas.

Engenheiro

Além do Engenheiro Chefe uma plataforma pode ter outros engenheiros eventuais ou permanentes tipo Engenheiro Químico, Mecânico ou Elétrico de vários níveis (trainee, pleno, sênior, etc.) dependendo das demandas e da exigência da plataforma. As plataformas pré-sal, por exemplo, tem um nível maior de complexidade na operação, exigindo mais profissionais qualificados por mais horas.

Mecânicos

A função do mecânico é fazer a manutenção preventiva, reparação, instalação e modificação nas maquinas, motores e outros equipamentos mecânicos na plataforma. As funções de mecânico de bordo são bastante alargadas na área da manutenção. Assim, a bordo da embarcação, além da função de mecânico propriamente dita, exerce todas as funções relativas às profissões de torneiro, de serralheiro, de soldador e de canalizador. Os níveis da profissão de mecânico são:

  • Supervisor de Mecânica
  • Técnico de Mecânica (Mecânico)
  • Assistente de Mecânica

Eletricistas

Eletricistas são profissionais capacitados para trabalhar com instalação, reparação e manutenção de equipamentos elétricos e eletroeletrônicos a bordo. Esses são subordinados a equipe de máquinas. Em alguns casos o papel de eletricista pode ser feito por um Oficial ou Condutor de Máquinas. Mas esta também pode ser uma função para eletricistas experientes que nunca tiveram experiência embarcado. Os níveis da profissão de mecânico são:

  • Supervisor de Elétrica
  • Técnico de Elétrica (Eletricista)
  • Assistente de Elétrica

Pintor

O Pintor na plataforma deve ter experiência e qualificação com pintura industrial. Deve saber pintar com aplicação de tinta com rolo e trincha, além de fazer limpeza e tratamento de superfície, seguindo normas e procedimentos técnicos e de segurança para ambientes offshore. Normalmente também é exigido saber trabalhar em altura.

Soldador

O Soldador deve ter experiência em solda com estruturas metálicas. Deve ser habilitado a atuar em diversos segmentos industriais, sobretudo na indústria naval, com montagem de estruturas metálicas, executando operações de soldagem em estruturas de aço. Experiência em soldagem é necessária assim como qualificação e experiência em trabalhar em espaços confinados e em altura.

Mergulhador

Mergulhador offshore é uma das profissões mais perigosas do mundo, e também uma das mais bem pagas. Os mergulhadores fazem trabalhos de instalação, manutenção em reparo em grandes profundidades (300 metros). Para ser um mergulhador profissional precisa ter feitos os cursos básicos de mergulho e mergulho em grande profundidades. Além disso, é necessário fazer cursos específicos para construção submarina para aprender a manusear equipamentos específicos e trabalhar muito tempo em grande profundidades.

Compartilhe

Deixe uma resposta