Você sabe o que é curriculum, curriculum vitae, currículo ou CV?

Nós já gravamos um vídeo falando dos principais erros que você não deve cometer ao elaborar o seu currículo. Antes de olhar as dicas e partir para criação do seu super currículo é importante compreender a importância desse documento.

O curriculum vitae (do latim “trajetória de vida”), também abreviado para CV ou apenas currículo é um documento de tipo histórico, que relata a trajetória educacional e as experiências profissionais de uma pessoa, como forma de demonstrar suas habilidades e competências. De um modo geral o currículo tem como objetivo fornecer o perfil da pessoa para um empregador, podendo também ser usado como instrumento de apoio em situações acadêmicas.

Falando de uma forma mais clara para os seus objetivos de posicionamento no mercado de trabalho, o currículo é a sua porta de entrada na empresa que você deseja trabalhar. Porque esse documento, bem elaborado, poderá estimular o entrevistador a convidar você para participar de um processo seletivo.

Quando assistimos uma boa propaganda que resume as características de um produto, e entendemos como aquilo pode facilitar e auxiliar nossas vidas, nós sentimos a necessidade de entendê-lo, ou até comprá-lo, não é mesmo? Assim funciona com o seu currículo direcionado para uma empresa, só que nesse caso o produto é você.

Por mais que você não saiba nada sobre marketing pessoal e vendas, precisa entender que a forma como esse documento é feito poderá facilitá-lo ou atrapalhá-lo.

Já vimos muitos profissionais com experiência e capacitados para determinada vaga, mas que não expressavam isso em seu CV e por isso não eram chamados para a entrevista.

Recebemos todos os dias muitos currículos para avaliar e falo com segurança que pelo menos 90% tem algum ajuste para ser realizado.

Por isso, dedique-se a criar um currículo objetivo, bem formatado e que conte todas as suas habilidades e experiências relevantes, que possam levá-lo a oportunidade que deseja.

Essa é a sua atividade inicial no processo de recolocação no mercado de trabalho, pois a partir das informações do currículo você terá as informações para criar cadastros em outras empresas de recrutamento e sites, criar o seu LinkedIn, além de ter o seu resumo para apresentar na entrevista.

Se você não sabe por onde começar ou tem dúvidas, pode usar modelos prontos de currículos para começar. Mas lembre-se que o bom curriculum é aquele que será produzido por você e contará com todas as suas informações relevantes e que as empresas precisam saber.

Saiba mais sobre como dar ao primeiro passo para desenvolver a sua carreira: Conheça o Curso de Descoberta Profissional!

Temos certeza que seguindo essas dicas você construirá um currículo de sucesso para os recrutadores e para você.

Original por Joice Vicente

Joice é Coach de Orientação Profissional e Desenvolvimento de Carreira; Consultora de Recursos Humanos; Coautora do livro: “Construa o seu caminho. Você está construindo o seu?” é Sócia proprietária da empresa Carreira em Movimento. Ela atuou por muitos anos na área de Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais de diversos segmentos, onde teve a oportunidade de descobrir a paixão por ajudar as pessoas a serem felizes no trabalho. Hoje Joice é empreendedora e atua de forma independente em palestras, pesquisas e desenvolvimento de projetos vocacionais, treinamentos e coaching.

Compartilhe

Deixe uma resposta