CESS – Curso de Embarcações de Sobrevivência e Salvamento
O CESS também permite que os Aquaviários do Sistema do Programa do Ensino Profissional Marítimo (PREPOM) possam solicitar sua equivalência com o Curso Especial de Embarcação de Sobrevivência e de Salvamento (EESS).
Este curso tem equivalência com o IMO Model Course 1.23 – Proficiency in Survival Craft and Rescue Boats(STCW PSCRB).
Este curso prepara a tripulação para o lançamento e manuseio de embarcações de sobrevivência (baleeiras). O curso é composto de uma série de exercícios práticos utilizando uma baleeira para criar confiança, competência e conhecimento dos procedimentos de segurança.
CERR – Curso de Embarcação Rápida de Resgate
O CERR também permite que os Aquaviários do Programa do Ensino Profissional Marítimo (PREPOM) possam solicitar a equivalência do mesmo com o Curso Especial de Embarcação Rápida de Resgate (EERR).
Este curso tem equivalência com o IMO Model Course 1.24- Proficiency in Fast Rescue Boats (STCW PFRB).
Este curso fornece à tripulação conhecimentos sobre a estrutura, as características, os equipamentos e a operação da Embarcação Rápida de Resgate (ERR). Ao final do curso o participante deverá estar apto a assumir a responsabilidade pelo lançamento da Embarcação Rápida de Resgate (ERR), realizar a manutenção e operação da embarcação no mar, manobrar a embarcação nas condições de tempo normal e resgatar e prestar primeiros socorros ao náufrago com a ERR.
TICB -Treinamento de Condução Embarcações salva-vidas (Baleeiras)
Atende as especificações da NORMAM 01 da DPC, que exige que cada tripulante deve participar no mínimo a cada três meses de exercícios de abandono, que consistem no treinamento com a embarcação salva-vidas (baleeiras) e respectivos turcos de lançamento.
O exercício consistirá das seguintes etapas:
– preparo e prontificação da baleeira;
– arriar a baleeira na água;
– desacoplar os gatos;
– navegação com a baleeira; e
– testar o funcionamento dos sistemas, tais como cortina de água, suprimentos de ar, propulsão, governo etc
Na impossibilidade da realização do exercício conforme acima especificado, visando à manutenção da capacitação do pessoal, a circular MSC.1/Circ.1486 de 12 janeiro de 2015 (Guidelines On Alternative Methods For Lifeboat Drills On Modus) apresenta como alternativa a dos seguintes procedimentos:
Os condutores das baleeiras deverão realizar treinamento intermediário, no mínimo a cada dois anos e meio, em centro de treinamento reconhecido pela Autoridade Marítima Brasileira. O treinamento deverá incluir demonstração prática de acordo com o disposto no subitem anterior (b) (1), além daqueles que fazem parte do treinamento trimestral de lançamento e manobra da baleeira. Este treinamento deverá ser realizado utilizando-se um sistema de baleeira que seja igual ou substancialmente similar ao instalado a bordo da plataforma.
Pré-requisito
Que o participante já tenha concluído o CBSP nos últimos 5 anos.
Avaliações
Não há avaliações ainda.