Abaixo contem uma lista de dúvidas frequentes. Se não achar a resposta que estiver procurando, entre em contato conosco.

PAGAMENTO:

1) Quais são as formas de pagamento?
2) É necessário fazer um depósito para garantir a minha vaga no curso?
3) Posso pagar online?
4) Pagamentos de empresas podem ser faturados?

CURSOS:

5) O que está incluso no valor do curso?
6) O almoço é fornecido?
7) Eu não sei nadar, posso fazer o curso mesmo assim?
8) Onde acho o preço no site?
9) Onde é que as aulas serão realizadas?
10) O CBSP é obrigatório para quem quer trabalhar em plataforma?
11) Qual a diferença do CBSP e do CBSN?
12) O HUET é obrigatório para quem quer trabalhar em plataforma?
13) Vocês realizam cursos do PREPOM / SEPM / EFOMM / CIAGA / CIABA?
14) Qual a documentação necessária e quando deve ser entregue?

CERTIFICADOS E APROVAÇÃO:

15) Quanto tempo demora para o certificado ficar pronto?
16) Eu preciso de um certificado urgente, é possível emitir um com urgência?
17) Eu moro em outro estado, como posso retirar o meu certificado?
18) No período de homologação do certificado, como poderei comprovar a realização do curso?
19) O que acontece se eu for reprovado?
20) O que acontece se eu faltar o curso?
21) Vocês fornecem uma carteirinha?
22) Os cursos de vocês são reconhecidos pela OPITO?
23) Tenho um certificado da OPITO, posso embarcar no Brasil?
24) Como faço para reconhecer os certificados na minha CIR?

CONDIÇÕES ESPECIAIS:

25) Os cursos podem ser realizados em uma empresa ou embarcação?
26) Vocês realizam os cursos em outros idiomas?
27) Vocês podem providenciar alojamento?
28) Vocês enviam meu currículo para empresas para vagas de emprego?

PAGAMENTO

1) Quais são as formas de pagamento?
Dinheiro, depósito bancário, transferência em conta e cartão de crédito.
Boleto apenas para empresas cadastradas.
Não aceitamos cheque.
Pagamentos parcelados apenas no cartão de crédito.
2) É necessário fazer um depósito para garantir a minha vaga no curso?
Aceitamos a inscrição sem depósito. No entanto, só podemos garantir uma vaga no curso após o pagamento do depósito.
3) Posso pagar online?
Não. Por favor veja formas de pagamento aceitas.
4) Pagamentos de empresas podem ser faturados?
Sim, mas a empresa tem que se cadastrar com a Shelter primeiro.

CURSOS

5) O que está incluso no valor do curso?
A Shelter disponibiliza apostila em formato digital e impressa para uso em sala de aula, todo o EPI utilizado nas aulas práticas, translado da Shelter ao centro de treinamento (ida e volta) além de coffee break nos dias de aula teórica e almoço nos dias de aula prática de CBSP e CBSN. Para a lista completa, veja a página de benefícios.
6) O almoço é fornecido?
A Consultar.
7) Eu não sei nadar, posso fazer o curso mesmo assim?
Sim. No treinamento prático realizado na piscina se utiliza o colete salva-vidas, além de contarmos com uma equipe de mergulhadores profissionais que acompanham todo o treinamento.
8) Onde acho o preço no site?
No momento só disponibilizamos o preço no site para algumas promoções. Não colocamos os preços de todos os cursos no site. Por favor entre em contato conosco para saber os preços dos cursos.
9) Onde é que as aulas serão realizadas?
As aulas são realizadas nas salas de aula e campos de treinamento da Shelter no Rio de Janeiro e em Santo. Por favor consulte a página com as nossas localizações. Todas as aulas são realizadas em locais devidamente vistoriados, credenciados e autorizados pela Diretoria de Portos e Costas. O transporte para as aulas práticas saindo da Shelter está incluso no valor do curso.
10) O CBSP é obrigatório para quem quer trabalhar em plataforma?
Sim. O CBSP é obrigatório para todos aqueles que ficarem embarcados por mais de 72 horas. No entanto, este pode ser exigido pela empresa até mesmo para quem vai ficar menos de 72 horas.
11) Qual a diferença do CBSP e do CBSN?
O CBSP é obrigatório para embarques somente em Plataformas. Enquanto o CBSN é obrigatório para embarques em Navios de Cruzeiro.
12) O HUET é obrigatório para quem quer trabalhar em plataforma?
O HUET não é exigido pela Autoridade Marítima Brasileira. No entanto, este pode ser exigido pela empresa para quem precisa acessar a plataforma de helicóptero.
13) Vocês realizam cursos do PREPOM / SEPM / EFOMM / CIAGA / CIABA?
Realizamos alguns cursos do PREPOM. Para a lista atualizada, veja a página de cursos para aquaviários.
Atualmente, a instrução da DPC é que esses cursos só pode ser disponibilizados para empresas que contribuem para o fundo da Marinha Mercante.
Sendo assim, só podemos aceitar inscrições de empresas que realizarem a solicitação do curso através do CIAGA.
14) Qual a documentação necessária e quando deve ser entregue?
A documentação varia de curso para curso. Os documentos normalmente são: RG e CPF (ou Passaporte no caso de estrangeiros), comprovante de residência, atestado médico ou ASO, foto 3×4 e comprovante de conclusão do ensino fundamental (ou maior).
Esta documentação deve ser entregue fisicamente ou escaneada e enviada por e-mail até o início do curso.

CERTIFICADOS E APROVAÇÃO

15) Quanto tempo demora para o certificado ficar pronto?
Os certificados que são homologados pela Capitania dos Portos levam em torno de 60 à 90 dias úteis, mas podem levar tempo em época de alta procura.
16) Eu preciso de um certificado urgente, é possível emitir um com urgência?

Não. Os certificados que são homologados tem como obrigatoriedade a passagem pela Capitania dos Portos, o que nos impossibilita de interferir neste processo.
No entanto de acordo com a Autoridade Marítima, podemos emitir uma declaração com validade de 90 dias que permite o embarque.

OBS: VERIFIQUE JUNTO A COMPANHIA QUE VOCE IRÁ EMBARCAR SE ACEITA A DECLARAÇÃO COMO DOCUMENTO DE EMBARQUE ENQUANTO O CERTIFICADO NÃO FICA PRONTO.

17) Eu moro em outro estado, como posso retirar o meu certificado?
O aluno poderá solicitar na administração do curso o envio do certificado via Correios.
18) No período de homologação do certificado, como poderei comprovar a realização do curso?

Após a aprovação os alunos poderão solicitar a qualquer momento uma declaração provisória que comprova a realização e aprovação no curso e possui a mesma função do certificado original.

OBS: VERIFIQUE JUNTO A COMPANHIA QUE VOCE IRÁ EMBARCAR SE ACEITA A DECLARAÇÃO COMO DOCUMENTO DE EMBARQUE ENQUANTO O CERTIFICADO NÃO FICA PRONTO.

19) O que acontece se eu for reprovado?
O curso é dividido em duas etapas: prática e teórica. O aluno que for considerado reprovado em alguma das etapas terá que realizá-la novamente.
20) O que acontece se eu faltar o curso?
O aluno deverá ter 90% de presença durante todo o curso. Só será permitida a reposição da aula perdida após justificativa de sua ausência a administração do curso. O aluno que não tiver 90% de presença não poderá fazer a prova.
21) Vocês fornecem uma carteirinha?
A carteirinha pode ser comprada a aparte após a aprovação no curso. Consulte o valor atual na recepção ou fale conosco.
22) Os cursos de vocês são reconhecidos pela OPITO?
Não, a Shelter não possui homologação da OPITO. Os curso OPITO não são reconhecidos no Brasil.
23) Tenho um certificado da OPITO, posso embarcar no Brasil?
A Autoridade Marítima Brasileira (a Marinha) não reconhece cursos da OPITO. Logo, quem faz o BOSIET no exterior é obrigado a fazer o CBSP aqui no Brasil. Por outro lado, o CBSP é reconhecido pela IMO (International Maritime Organization), logo é válido mundialmente.
24) Como faço para reconhecer os certificados na minha CIR?
Portaria No 137, de 06 de maio de 2016 – Reconhece a equivalência dos cursos previstos na NORMAM-24/DPC e cursos do Sistema do Ensino Profissional Marítimo – SEPM / PREPOM. Ao receber o Certificado, os alunos que são Aquaviários, deverão solicitar a Capitania dos Portos, Delegacia ou Agência mais próxima de sua jurisdição a equivalência para o Certificado DPC-1034, previsto na NORMAM-13/DPC.

CERTIFICADOS E APROVAÇÃO

25) Os cursos podem ser realizados em uma empresa ou embarcação?
Sim, mas dependo da localização o contratante pode ter que arcar com as despesas de deslocamento. Por favor entre em contato conosco para mais detalhes.
26) Vocês realizam os cursos em outros idiomas?
Todos os cursos são realizados em português. Caso seja necessário um tradutor o custo deve ser arcado pelo aluno ou empresa contratante.
27) Vocês podem providenciar alojamento?
Não. A Shelter não possui qualquer tipo de hospedagem. Todo alojamento é responsabilidade do aluno ou empresa contratante. Temos alguns parceiros próximos que oferecem descontos.
28) Vocês enviam meu currículo para empresas para vagas de emprego?
A Shelter não tem vinculo com nenhuma empresa para recomendações de emprego. Podemos indicar empresas e agências de recrutamento nas quais você poderá entregar seu currículo. Por favor consulte nossa seção de dicas e recursos para saber mais informações sobre emprego.

Não encontrou o que estava procurando? Fale conosco