Antes de procurar um emprego em navios e cruzeiros, deve se perguntar se esta é uma profissão boa para você. Esses são alguns dos desafios que você pode esperar se trabalhar embarcado:
- Enjoo – até os veteranos admitem ficar enjoados quando o mar está muito turbulento.
- Intensidade – muitos funcionários do navio trabalham 7 dias por semana no período que estão embarcados e chegam a trabalhar 14 horas por dia.
- Distância – devido à falta de comunicação e internet cara, é difícil comunicar com a família do navio. Logo os trabalhos a bordo acabam sendo mais procurados por jovens solteiros.
- Salário – os salários são bons, mas em geral o maior ganho que os empregados de navios tem é em não ter gastos no dia a dia. Mas cuidado, os períodos entre contratos podem ser longos.
- Férias – geralmente os contratos são de 6 a 8 meses e você pode ter férias de 2 a 4 meses entre contratos. Esse tipo de instabilidade favorece aos que sabem economizar o dinheiro.
Requisitos
Há alguns requisitos para poder trabalhar embarcado. A menos que você esteja procurando vaga como marítimo, não é necessário ter experiência de mar.
- Idiomas – a maior arte dos empregadores requerem que o empregado fale mais de uma língua, e um bom domínio da língua inglesa é praticamente obrigatório.
- Histórico – companhias de cruzeiros contratam pessoas com experiência relevante na área. Não é preciso ter trabalhado embarcado antes, mas seria bem visto.
- Exames médicos – pode ser exigidos: hemograma completo, TGO, TGP, exame de fezes, urina, cultura da garganta, glicemia, bilirrubina, creatinina, raio x de tórax e tuberculose – veja lista completa aqui.
- Vacinas – é obrigatório ser vacinado para Febre Amarela e Tétano.
- Tatuagens aparentes (mão, pescoço, etc) não são permitas por várias companhias de cruzeiro.
- Passaporte
- Ficha de Antecedentes Criminais
- Curso Básico de Segurança de Navio – geralmente chamam esse curso de STCW –nome da instituição regulamentadora – mas a sigla correta é CBSN.
- Curso de Familiarização de Proteção de Navio – a partir de 2014 se tornou obritgatório pela NORMAN 24.
- Cursos específicos – curso de bar, primeiros socorros ou outros. Saiba mais sobre os cursos necessários para trabalhar a bordo aqui. Saiba mais sobre os cursos necessários para trabalhar a bordo aqui.
Duração dos Contratos
A indústria de cruzeiros contrata o ano todo e sazonalmente. A maioria dos funcionários trabalham por um período de seis a nove meses com um a dois meses fora. Muitos departamentos de adicionam pessoal para cruzeiros de férias e cruzeiros em alta temporada. Médicos e enfermeiros podem encontrar emprego ano todo ou contratos curtos de dois a três meses.
Mercado de Trabalho
Em 2014 fora oferecidas 2.600 vagas para brasileiros para os 12 cruzeiros que vieram ao Brasil. Os salários oferecidos chegavam a R$5.000, sem contar as gorjetas.
O número de cruzeiros pro Brasil tem caído devido ao custo alto e falta de estrutura. Em 2013 foram 15 cruzeiros, três a mais que em 2014. Embora seja um mercado que está diminuindo no Brasil ainda pode oferecer muitas vantagens, como a oportunidade de trabalhar fora. Conheça as empresas que estão oferecendo vagas para trabalhos embarcados.
FONTE: O Globo
Vantagens
O mercado de trabalho em navios e cruzeiros geralmente é muito visado pelos salários mais altos. Mas esse não é o único benefício de trabalhar embarcado. Apesar dos turnos longos, as vantagens fazem valer a pena o trabalho:
- Salários bons;
- Gorjetas – geralmente em dólares;
- Conhecer novos países;
- Tudo incluso (moradia, refeições, etc.) a bordo;
- Acesso grátis a cruzeiros modernos e luxuosos;
- Oportunidades de conhecer novas pessoas; e
- A chance trabalhar fora após terminar o contrato.
Trabalhos a Bordo
As empresas de cruzeiros contratam estudantes, pessoas em transição de carreiras e até mesmo aposentados. O maior foco é em pessoas boas em relações pessoais e que tenham experiência na área.

Há profissões para diversas áreas, tanto embarcado quanto em terra. Veja a nossa seção de profissões para navios e cruzeiros, certamente haverá alguma profissão na sua área.
Cuidado com golpes
Vários golpes de trabalhos em navios e cruzeiros já foram identificados na web. Conseguir um emprego em um navio de cruzeiro é um processo muito difícil e demorado. Se parece bom demais para ser verdade, provavelmente não é.
Algumas características de golpes são:
- Os trabalhos são anunciados em sites gratuitos;
- Os e-mails são enviados de e-mails gratuitos, como: Yahoo, Gmail, Hotmail, etc.;
- As respostas não são profissionais e não tem assinatura da empresa no final; e
- Se pedirem para enviar dinheiro antecipadamente.
A maior parte das empresas e agências respondem de e-mails oficias ou ligam para você por telefone.
Como trabalhar em navios e cruzeiros
Se você acha que a carreira a bordo de navios e cruzeiros é para você, criamos um simples passo a passo para aumentar suas chances de conseguir um emprego nessas empresas:
- Ache uma profissão que você quer a bordo
Ache uma profissão que se encaixe a sua experiência. Quanto mais tempo de experiência, maior sua chance de conseguir a vaga. Dê uma olhada no guia de salários também para saber se vale a pena. - Faça os cursos necessários
Certos cursos são obrigatórios para quem vai embarcar – tais como CBSN e CFPN – e os empregadores certamente vão favorecer quem já tem estes no currículo. - Ajeite seu currículo
O primeiro passo para conseguir uma entrevista é ter um currículo bem feito. Faça um currículo que destaque dos outros candidatos e suas chances vão aumentar drasticamente. - Envie seu currículo para as empresas
Envie o seu currículo para as vagas abertas nas empresas. Monitore as empresas com frequência e envie sempre que houver uma vaga para a profissão que você quer. - Se prepare para as entrevistas
É muito importante estar preparado para as entrevistas. Aprenda algumas técnicas de entrevistas e saiba algumas perguntas que vão te perguntar. - Faça os exames médicos e vacinas necessárias
Os exames médicos são validos apenas um ano. Você terá uma vantagem sobre outros candidatos se tiver estes em mãos, no entanto, pode acabar gastando dinheiro a toa se a empresa que te chamar não pedir.