Concursos públicos são os processos seletivos para permitir acesso a cargos públicos de uma forma justa. É a forma mais comum de ingressar numa empresa pública. Para que a oportunidade de acesso seja igual para todos os candidatos tem que passar por por certos critérios, cujo um deles geralmente é uma prova teórica.
A promessa de bons salários e estabilidade atrai muitas pessoas para concursos públicos. Com a descoberta do Pré-Sal e aumento de investimentos públicos e privados na área o crescimento em termos de números de vagas, salário e concorrência tem sido significativo. Logo, um candidato que deseja ingressar na indústria de óleo e gás deve se preparar para um processo longo.
O processo de passar em um concurso requere tempo para estudar e fazer várias provas que gera um custo que pode ser significativo para quem não estiver trabalhando. Além disso o candidato deve considerar se estaria disposto a fazer provas em outros municípios ou estados, já que isso aumentariam as chances de aprovação.
Empresas
A maior empresa da indústria de Petróleo e Gás no Brasil é a Petrobras, logo uma grande proporção dos cargos disponíveis na indústria de offshore estão disponíveis apenas para quem passar o processo seletivo através de concurso público.
As empresas nacionais que disponibilizam concursos públicos nessa indústria são:
Conselhos de outros candidatos
Candidatos experientes, muitos que já possuem cargos públicos oferecem os seguintes conselhos:
- Prepara-se para o longo prazo. Em geral se prepare para passar dentro de três anos.
- Reprovar ou não passar é comum. Não se desamine.
- Encare os primeiros concursos como experiência.
- Faça muitos concursos mesmos que alguns não sejam para a profissão que você quer. Você ganha e experiência e pode passar para outro cargo para trabalhar enquanto estuda para outra vaga.
- Planeje seu estudo e estude todo dia.
- Se prepare financeiramente para cobrir custos de provas e viagens.
- Mesmo se passar, pode ter que esperar mais de um ano para ser chamado para aquela vaga. Não pare de fazer concursos nesse período.
Alguns candidatos aconselham a procurar cursinhos, outros não. Não cabe no escopo desse artigo avaliar ou discutir a necessidade de cursos para concursos. Recomenda-se ao leitor que pesquise mais sobre esse assunto.
O que é preciso?
Todos os requisitos constam no edital do concurso. Os principais são:
- Ser brasileiro nato, de nacionalidade portuguesa ou naturalizado, ou gozar das prerrogativas contidas no art. 12 da Constituição Federal;
- Possuir os documentos comprobatórios da escolaridade constante no Edital;
- Atender, se portador de deficiência, às exigências do Edital;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais;
- Estar em dia com os deveres do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
- Ter boa conduta comprovada por certidões das Justiças Comum (estadual e federal), Militar (estadual e federal) e Eleitoral;
- Estar apto física e mentalmente para o exercício das atribuições do cargo, comprovado por exames médicos;
- Ter, no mínimo, 18 (dezoito) anos de idade.
- Pagar a taxa de inscrição (abaixo)
Taxa de inscrição
A taxa de inscrição geralmente é de R$ 40,00 (quarenta reais) para os cargos de nível médio e de R$ 58,00 (cinquenta e oito reais) para os cargos de nível superior (valor em Janeiro de 2015). Esse valor pode variar para concursos diferentes e para outros estados.
Em alguns casos o candidato pode ter isenção da taxa, veja mais no site do governo.
Sobre as Provas
A maioria dos concursos consistem das provas listadas abaixo.
Provas teóricas:
- Conhecimentos Básicos
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Informática
- Conhecimentos Específicos
Exames de capacitação física:
- Barra fixa
- Flexão abdominal
- Corrida de doze minutos
Os exames podem divergir dependo do edital, cargo e estado. Vale notar que as provas para direito (e outras vagas específicas) possuem matérias e pesos diferentes.
Como se inscrever
As inscrições para os concursos podem ser feitos através do site da FUNDAÇÃO CESGRANRIO: www.cesgranrio.org.br. O site disponibiliza concursos para várias empresas incluindo ANP e Petrobras.
Em geral as vagas são para cargos públicos de:
- Nível Médio
- Nível Médio – Técnico(a) de Operação Júnior
- Nível Superior
- Nível Superior – Profissional Júnior
Lei o edital antes de se inscrever e certifique que pode preencher todos os requerimentos para que não perca a taxa de inscrição ou perder tempo fazendo prova para uma vaga que não pode qualificar.